-
Arquitetos: Batay-Csorba Architects; Batay-Csorba Architects
- Área: 3500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Doublespace Photography
-
Fabricantes: Kitchen, Thermal Wood Canada, Tiltco, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Double Duplex está localizado na Avenida Melbourne, no bairro de Parkdale em Toronto, famoso por suas mansões centenárias em estilos Vitorianos, Bay e Gable. O terreno existente, de largura dupla, foi dividido em duas propriedades, para cada uma delas foi projetado um duplex de quatro pavimentos, duas unidades de dois pavimentos com um total de 325 metros quadrados,
O Duplex Duplo presta homenagem à seu entorno construído e à beleza de suas construções mais tradicionais, primeiramente abstraindo e reinterpretando o uso das tipologias Bay e Gable e, em um segundo momento, traduzindo o conceito de construção artesanal do século 19 através de um brise soleil moderno de pé-direito duplo na fachada. Construído em madeira macia tratada termicamente, o brise soleil protege as varandas frontal e posterior, proporcionando privacidade e criando uma fachada dinâmica na escala do bairro, filtrando a luz natural para o interior durante o dia e iluminando o exterior durante a noite.
O dinamismo da fachada também ajuda a criar uma relação entre o edifício e o contexto urbano imediato, o que foi de suma importância para o projeto. Uma fachada moderna e estática, poderia não se adaptar ao contexto histórico bastante ornamentado. Por isso, a ideia foi envolver as pessoas na rua com o edifício, seja através da materialidade ou da profundidade espacial da fachada, funcionando como uma grande instalação artística - as peças do brise soleil foram anguladas para receber a luz de formas diferentes em diferentes horas do dia, gerando uma variedade de imagens à medida que as pessoas passam. Algo parecido com os animais que vemos nas nuvens, passamos horas descobrindo novas formas como crianças, a fachada evoca associações figurativas soltas e variáveis, que tendem sempre a ter um significado afetivo, proporcionando aos espectadores uma associação livre que se define e se altera a cada momento.
Além desta resposta ao contexto urbano, o projeto também apresenta estratégias para uma relação mais dinâmica entre espaços interiores e exteriores no típico lote estreito e profundo de Toronto. Cada residência duplex consiste em uma unidade inferior de dois andares e uma unidade superior também de dois andares. A unidade inferior se revela nas fachadas frontais e posteriores como um volume de pé direito duplo que flui para os pátios enterrados, maximizando a luz natural e transgredindo o estereótipo porão, escuro e esquecido. Na unidade superior, o espaço de convívio é organizado em torno de um átrio também de pé-direito duplo que permite a incidência de luz e ventilação natural no centro da unidade, auxiliada pela varanda aberta de frente para a rua.